Túlio




Olá, hoje vou falar sobre um elemento químico: o Túlio.
 
O túlio é um elemento químico com número atómico 68, representa-se com o símbolo "Tm", tem uma massa atómica de 168,9 u e na Tabela Periódica pertence ao grupo dos lantanídeos. É um elemento químico sólido, metálico, mole e maleável.
O túlio tem 32 isótopos mas apenas um deles é estável.
 

A sua cor é cinza-prateado e tem um brilho metálico. Apenas apresenta resistência à corrosão se o ar não tiver uma grande quantidade de humidade.
 














O seu manuseamento tem que ser feito com muito cuidado pois além de ser tóxico, o seu pó metálico pode entrar em combustão e tornar-se explosivo.


 O túlio pode ser utilizado na produção de laser, na fonte de radiação em dispositivos portáteis de raios-x e materiais magnéticos em microondas. Devido ao seu elevado custo, o seu uso comercial é baixo.

  Onde pode ser encontrado:
O túlio é um metal muito raro e pode ser encontrado em areias ou extraído em pequenas quantidades de outros metais semelhantes.
 
História: 
 
Em 1879, o químico sueco Per Teodore Cleve estava a procurar impurezas em diferentes elementos metálicos e descobriu duas novas substâncias: uma era o óxido de hólmio e a outra era o óxido de túlio.
O nome "Túlio" teve origem na palavra "Thule" que foi um nome romano antigo de um país situado na Escandinávia.













Sem comentários:

Enviar um comentário